Dengue










Primeira Igreja Batista de Madureira
8 de Maio - Reunião da União
Feminina Missionária
























Igreja Batista Nova Filadélfia
Osvaldo Cruz - 1 de Maio
Evento Social






















Dengue

É uma doença infecciosa viral que afeta mais de 100 países no mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram mais de 50 milhões de indivíduos infectados por ano, com 500.000 casos de dengue hemorrágica e 20.000 mortos a cada ano.

vírus da dengue.
Há quatro tipos de vírus da dengue, numerados de DEN1 a DEN4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
A dengue é transmitida pela picada da fêmea desse mosquito, que tem hábitos diurnos. A infecção por um dos tipos de virus dá proteção permanente para o mesmo sorotipo.

A dengue no Brasil costumava ocorrer durante o verão, reduzindo-se quase a zero no inverno. Desde 2005, os níveis de infestação têm se elevado mesmo nos meses de inverno, agravando o risco de uma nova epidemia.


Histórico da dengue no Brasil
As primeiras referências à dengue no Brasil remontam ao período colonial. Em 1865 foi descrito o primeiro caso de dengue no Brasil, na cidade de Recife. Sete anos depois, em Salvador uma epidemia de dengue levou a 2.000 mortes. Em 1846, a dengue é considerada como epidêmica, atingindo vários Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1916, São Paulo foi atingido por várias epidemias de dengue.
O transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, tem origem africana, tendo sido reconhecido pela primeira vez no Egito - daí o seu nome. Ele chegou ao Brasil nos navios negreiros - ele se reproduzia nos depósitos de água dos barcos nas viagens da África para cá.
No início do século 20, em 1903, Oswaldo Cruz, implantou um programa de combate ao mosquito que se prolongou por anos. O medo, na época, eram as epidemias de febre amarela. O Aedes chegou a ser erradicado no Brasil na década de 50, mas retornou, e na década de 80 houve uma epidemia de dengue em Roraima. Até 1957 achava-se que a dengue era uma doença benigna, mas nesse ano, pela primeira vez ocorreu uma epidemia de dengue hemorrágica nas Filipinas. No continente americano, a primeira epidemia de dengue hemorrágica aconteceu em Cuba, em 1981.
Os vírus da dengue costumavam causar doença nas regiões mais quentes entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Com a disseminação do mosquito além dessas latitudes, o vírus está se espalhando e causando a doença em regiões mais perto dos pólos. O aquecimento global, com o aumento da temperatura em regiões mais distantes do Equador, pode levar à disseminação do mosquito e da dengue para áreas mais perto dos pólos.